A linha é o elemento da linguagem plástica que suporta uma grande parte da gramática visual. A linha pode ser fina ou grossa, reta ou quebrada, curva ou mista. A linha pode definir a forma e o contorno, pode ser textura ou trama, pode definir planos ou criar volume.
A partir da observação de objetos simples, como peças de fruta, vais realizar diferentes desenhos ao longo de 4 dias. Para tal, vais recorrer a diferentes riscadores secos e aquosos (lápis de grafite, carvão, marcadores, esferográfica, lápis de cor, pastéis e caneta de tinta-da-china).
Observa uma peça de fruta como uma maçã ou uma laranja. No teu diário gráfico, desenha-a com uma linha sem levantar o riscador, explorando simultaneamente a sua expressão, alternando a espessura e intensidade do traço e procurando ocupar a totalidade da folha. Repete o desenho com outros riscadores.
Realiza diferentes desenhos cegos com diferentes riscadores. Quer isto dizer que deverás desenhar o objeto sem olhar para a folha. Através da observação de uma garrafa ou de um pequeno cacho de bananas, explora a natureza e o carácter da linha experimentado com diferentes materiais riscadores (atuantes).
Através de desenhos de observação, explora diferentes traçados da linha, procurando assim definir forma, volume e planos alterando a natureza, o carácter e a direção dos traçados (linhas grossas, finas, longas, curtas, com textura, etc.). Realiza vários desenhos explorando diferentes materiais riscadores.
A partir da observação de um objeto, realiza vários desenhos em que a linha é utilizada para criar volume, luz e sombra através do uso de linhas paralelas ou linhas cruzadas criando malhas ou tramas, explorando a concentração ou a dispersão do traçado por forma a transmitir a ideia de tridimensionalidade sem utilizar mancha ou gradações. Tal como com o Ponto podemos aproximar ou afastar as linhas, modelando as formas.
Utiliza diferentes riscadores com diferentes espessuras de traço como marcadores biselados ou tipo pincel, canetas ou aparos de diferentes tipos.