Saltar para o conteúdo
Recursos Educativos
  • Início
  • Destaques
  • Cursos
  • Organizações
  • Você está aqui:
  • Início
  • Cursos

Linha

Cód. 39
Categoria10.º anoCategoria3.º CicloCategoria9.º anoCategoriaFormação EspecíficaCategoriaProfissionaisCategoriaSecundário
  • Duração: 7 semanas
  • Esforço: 45 horas
  • Ritmo: ~6h30/semana
imagem de capa do curso

Descrição

A linha é o elemento da linguagem plástica que suporta uma grande parte da gramática visual. A linha pode ser fina ou grossa, reta ou quebrada, curva ou mista. A linha pode definir a forma e o contorno, pode ser textura ou trama, pode definir planos ou criar volume.​​

A partir da observação de objetos simples, como peças de fruta, vais realizar diferentes desenhos ao longo de 4 dias. Para tal, vais recorrer a diferentes riscadores secos e aquosos (lápis de grafite, carvão, marcadores, esferográfica, lápis de cor, pastéis e caneta de tinta-da-china).​​

Organizações

Estudo Autónomo

ETAPA 1 - Linha Ininterrupta (contínua)

Observa uma peça de fruta como uma maçã ou uma laranja. No teu diário gráfico, desenha-a com uma linha sem levantar o riscador, explorando simultaneamente a sua expressão, alternando a espessura e intensidade do traço e procurando ocupar a totalidade da folha. Repete o desenho com outros riscadores.​

 

Imagem ilustrativa

 

ETAPA 2 - Desenho Cego

Realiza diferentes desenhos cegos com diferentes riscadores. Quer isto dizer que deverás desenhar o objeto sem olhar para a folha. Através da observação de uma garrafa ou de um pequeno cacho de bananas, explora a natureza e o carácter da linha experimentado com diferentes materiais riscadores (atuantes).

 

Imagem ilustrativa

 

ETAPA 3 - Natureza e Carácter da Linha

Através de desenhos de observação, explora diferentes traçados da linha, procurando assim definir forma, volume e planos alterando a natureza, o carácter e a direção dos traçados (linhas grossas, finas, longas, curtas, com textura, etc.). Realiza vários desenhos explorando diferentes materiais riscadores.​

 

Imagem ilustrativa

ETAPA 4 - Malhas e Tramas

A partir da observação de um objeto, realiza vários desenhos em que a linha é utilizada para criar volume, luz e sombra através do uso de linhas paralelas ou linhas cruzadas criando malhas ou tramas, explorando a concentração ou a dispersão do traçado por forma a transmitir a ideia de tridimensionalidade sem utilizar mancha ou gradações. ​Tal como com o Ponto podemos aproximar ou afastar as linhas, modelando as formas.​

Utiliza diferentes riscadores com diferentes espessuras de traço como marcadores biselados ou tipo pincel, canetas ou aparos de diferentes tipos.​

 

Imagem ilustrativa
  • Direção-Geral da Educação

    Ministério da Educação, Ciência e Inovação

    www.dge.mec.pt

    dge@dge.mec.pt

  • Termos e condições
  • Acessibilidade
Recursos Educativos Recursos Educativos