Saltar para o conteúdo
Recursos Educativos
  • Início
  • Destaques
  • Cursos
  • Organizações
  • Você está aqui:
  • Início
  • Cursos

Diário de Viagem

Cód. 518
Categoria1.º CicloCategoria10.º anoCategoria11.º anoCategoria12.º anoCategoria2. CicloCategoria3.º CicloCategoria4.º anoCategoria5.º anoCategoria6.º anoCategoria7.º anoCategoria8.º anoCategoria9.º anoCategoriaFormação EspecíficaCategoriaProfissionaisCategoriaSecundário
  • Duração: 5 dias
  • Esforço: 344 minutos
  • Ritmo: ~1h15/dia
imagem de capa do curso

Descrição

Já imaginaste como grandes artistas, viajantes e exploradores, como Albrecht Dürer ou Charles Darwin, registaram as suas descobertas em épocas em que não havia máquinas fotográficas e dispositivos móveis? 

As famílias também podem ser aventureiras. Assim, convidamos-te a realizar uma atividade lúdica e pedagógica, a desenvolver em grupo e que estimula o interesse pelas Artes Visuais, Cultura, Ciências e Ambiente.

Organizações

Estudo Autónomo

ETAPA 1 – O diário

Ao longo do tempo, artistas, escritores, cientistas e filósofos transportavam consigo um caderno, um bloco ou outro suporte onde deixaram registadas as suas viagens, as suas ideias ou os seus ensaios. Hoje em dia, os dispositivos móveis captam registos áudio, fotografias e vídeos que partilhamos com o mundo, com alguns gestos. Contudo, este recurso é um convite ao analógico, à cópia "dura". Podem descobrir mais sobre a história destes diários e do “grand tour”: Vídeo

 

Imagem ilustrativa

 

ETAPA 2 – "Grand Tour" 

ETAPA 3 – Organizar e começar

O que se propõe:

A criação de um diário como aqueles dos exploradores, escritores e artistas de outrora, mas com um toque mais moderno.

Que tipo de suporte:

O diário de viagens pode ser um qualquer caderno liso, pautado ou quadriculado.

O que se regista:

Tudo.

Com que materiais:

Canetas, lápis, aguarelas, pastéis e outros riscadores, até com o resto do café e uma colher. Eventualmente, com colagens de objetos, fotografias e recortes.

Quando:

Numa ida ao cinema, um jantar de família, nas férias ou num passeio de fim-de-semana podem recolher-se folhas, flores, recibos, bilhetes, postais e outros elementos que se possam colar ou agrafar às páginas do diário. A estes elementos acrescentam-se textos, notas ou pequenos desenhos. Aquelas fotografias tiradas com o telemóvel também podem ser impressas e adicionadas ao diário.

Assim, ao longo do tempo, vão-se registando fisicamente momentos e memórias que podem ser revistas, revividas e partilhadas apenas de uma forma mais pessoal e íntima.

 

Imagem ilustrativa
  • Direção-Geral da Educação

    Ministério da Educação, Ciência e Inovação

    www.dge.mec.pt

    dge@dge.mec.pt

  • Termos e condições
  • Acessibilidade
Recursos Educativos Recursos Educativos