Estaatividade vai desafiar-te a encontrares uma das coisas que a dança e o desenho têm em comum. Sabes do que se trata? ... É issomesmo! O movimento. Quando dançamos movimentamos o nosso corpo, quando desenhamos também fazemos movimentos com olápis, a caneta ou o pincel que assim dançam no papel. Experimenta então estas duas formas divertidas de descobrir o movimento.
Nesta etapa vais desenhar com o corpo, para tal precisas de ter vestida roupa confortável que facilite os vários movimentos que vais fazer.
Começa por visualizar este Bloco Temático de Dança do #EstudoEmCasa, depois tenta acompanhar e repetir os exercícios que a professora está a propor. Repete os movimentos se achares que podes melhorar o que o teu corpo está a desenhar.
Vais agora experimentar o movimento através do desenho. Precisarás de uma folha de papel e de um lápis de cor (se preferires podes também optar por um marcador).
O teu primeiro desenho deverá ser uma linha comprida e ondulante, com curvas, que vai parecer estar a dançar, ou seja é um tipo linha que tem movimento. Preenche a totalidade da folha e não pares de a desenhar até achares que o movimento/desenho está terminado.
Para o teu segundo desenho dançante vais precisar de uma folha de papel e um lápis de cor.
Começa por desenhar uma linha para representar o chão e depois um triângulo encostado a essa linha.
Vais desenhar um triângulo a fazer uma cambalhota, para tal tens que incluir mais do que um triângulo para que possa parecer que está em movimento. Por isso deverás desenhar outro triângulo perto desse, mas altera a posição.
Faz o mesmo com os restantes triângulos que desenhares. Caso tenhas dúvidas observa o exemplo do movimento de uma cambalhota.
Por fim, vais agora experimentar desenhar um quadrado a pular. Utiliza mais uma folha de papel e escolhe outra cor para o teu lápis.
Desenha novamente uma linha que represente o chão.
Para parecer que o movimento do quadrado é um pulo tens que desenhar vários quadrados alternadamente, em diferentes locais da tua folha.
Quando pulamos elevamos o nosso corpo, esse movimento pode ser transmitido para a tua folha de papel se desenhares um quadrado afastado do anterior e mais acima e depois o quadrado seguinte mais em baixo. Pareceu-te complicado? Não é! Observa a animação exemplificativa e representa os teus quadrados como os esquilos.